Magra, Poderosa e inútil!


 Encontrei uma dica de livro na Boa Forma do mês passado: Magra e Poderosa. O título não poderia ser mais convidativo. Descobri que o livro foi campeão de vendas depois da ex-Spice Girls, Victoria Beckham ser fotografada com um exemplar na mão; que o título original é Skinny Bitch – nada a ver com Magra e Poderosa, mas seria um indício de uma leitura, no mínimo engraçada. No meio dessa busca por mais informações, descobri também que o livro falaria das vantagens de uma dieta vegan (100% vegetariana). Para uma carnívora de carteirinha, abria-se a porta para uma experiência interessante.


Corri para o site que vendia o livro mais barato (os milagres das compras online) e pedi um exemplar para entrega imediata.

O livro já começou estranho. São duas páginas de agradecimentos!!! Passei pela Introdução (sim, depois dos agradecimentos, há a Introdução!!), pelo primeiro e pelo segundo capítulos sem muita novidade. Eles falam dos nossos vícios alimentares, dos carboidratos simples e o horror que eles são (já achei um exagero, mas… ) e da necessidade de optarmos por frutas. No news! Cheguei no terceiro capítulo e levei um susto com o título “Açúcar é coisa do diabo”. Os próximos capítulos não foram menos assustadores – Carne podre e O desastre dos laticínios.

Daí para frente (e são 13 capítulos) a coisa desanda! O livro beira o absurdo e mistura lições de auto-estima, meia dúzia de dicas para alimentação saudável com capítulos inteiros sobre a crueldade com que se abate animais e sobre a política de aprovação de alimentos e vigilância sanitária dos Estados Unidos.

Mesmo sendo uma carnívora invicta, acredito que quem adota uma dieta vegan tem seus motivos e suas crenças e teria sido muito interessante entender mais sobre esse estilo de vida. Mas as autoras – uma ex-agente da Ford Models e uma ex-modelo, doutora em nutrição holística (hahaha) – não acrescentam, não agregam. O mantra do livro se concentra em: coma só vegetais e seja magra. Depois de 155 páginas, não consegui extrair uma única informação nova, diferente e nem que fosse minimamente útil.

Admito que essa linha editorial – dietas e exercícios – publica muitas coisas inúteis. Ok! A grande maioria o é e sei disso porque, mesmo ciente, sempre dou um jeito de ler. Mas sempre há algo que se aproveite: uma informação nova, um exercício, uma tabela de nutrientes… Nesse livro, o que se aproveitaria seria um cardápio para 30 dias que é apresentado quase no final do livro. Mas, para seguir um cardápio, você precisa se encantar por ele e o livro não produz esse efeito. Então, cheguei a esse capítulo sem a mínima vontade, interesse nem mesmo curiosidade para seguir o cardápio – inútil!

Depois de tudo isso, meu conselho não seria diferente: não gaste seus olhos e seu dinheiro com Magra e Poderosa. É decepcionante!

ps.: se eu lesse uma crítica dessas, com certeza, correria para ler o livro. Não vou condenar ninguém que faça isso. Mas não digam que eu não avisei!

12 comentários em “Magra, Poderosa e inútil!

  1. Eu li o livro magra e poderosa e amei. Tudo o que vc falou é verdade, mas o livro abriu meus olhos e me deixou com uma vontade imensa de tentar o estilo de vida vegan. Depois de saber a verdade sobre o que contem nos nossos alimentos mais comuns do cotidiano, até mesmo o arroz e o leite eu fiquei CHOCADA, o caso do espartama que causa alzheimer, cancer, artrite e etc, me fez querer parar de tomar refri e comer coisas industrializada na hora.
    Sem falar que no final do livro e ela fala como sua vida vai mudar e como vc vai se sentir depois que emagrecer, te deixa com uma certa curiosidade de saber como é se sentir assim. Eu recomendo o livro. Eu nao tentei o estilo de vida vegan ainda entao nao sei contar como a pessoa se sente, pois vou começar amanha.
    Mas leiam o livro que pode ajudar vcs.

  2. O livro é uma idiotice. Escrito por duas ex-modelos, não poderia ser outra coisa. O “ser saudável” defendido pelo livro é apenas um meio para emagrecer. Emagrecer é o objetivo supremo, e por que? Porque também é uma exigência social e cultural da atualidade, ser magro. Isso é tão opressivo quanto ser vítima do junk food. O ideal do ser magro é o que leva muitas meninas e mulheres à angústia e à depressão, e outras tantas à doenças como anorexia e bulimia.

    Sobre o veganismo defendido pelo livro, outra frente de asneiras se abre. Isso de falar que animais sofrem é uma bobagem, porque sofrimento é uma faculdade da consciência e da memória. Animais não sabem que existem, não são seres autoconscientes. Não têm noção de self, portanto a dor e a morte – como objetos de terror percebidos pela inteligência autoconsciente – não existem para eles. Não é por acaso que animais não têm direitos – porque não são sujeitos (daí não poderem ser “sujeitos de direitos”), e sim apenas partes inconscientes de uma natureza igualmente inconsciente de si.

    Lembrem-se disso, veganos, antes de ficarem com dor na consciência por matarem um pernilongo ou uma barata, rs rs rs…

  3. Voce leu tanto o livro e nao entendeu a maior dica “leia os ingredientes”, vc nem citou isto na sua critica e essa e’ a maior mensagem do livro…. haha! Outra coisa, o tratamento holistico e’ muito melhor do que qualquer tratamento tradicional…. Agora quem tem preguica de se cuidar da melhor forma deve apenas assumir que e’ preguicoso e nao julgar quem e’ focado em saude.

  4. Eu gostaria de coração que todas as pessoas lessem esse livro e que pelo menos metade delas acordassem para a realidade que a nossa cultura não nos deixa enxergar…. “Que para ter uma boa alimentação e ser saudável não é preciso fazer um animal sofrer…. um animal que não é diferente do cachorrinho ou gatinho de estimação que temos em casa e tanto amamos”

    “O homem é o único animal que é capaz de manter uma relação de afeto com a sua preza…antes de matá-la cruelmente e saborear a carne cheia de dor e sofrimento”

    Esse livro me fez sentir vergonha de pertencer a raça do homens…

  5. não poderia discordar mais veentemente. o livro me encantou completamente – me fez ver o mundo de uma maneira diferente, mesmo eu já sendo veg antes. acho que vc deveria ler com mais cuidado e medir as suas palavras.

  6. eu li o livro e ADOREI, mudei meus habitos alimentares e me sinto mais purificada, renovada e é claro fiquei magra e poderosa…convido a todos a testar as receitas e investigar a fundo e sem preconceitos esse tipo de dieta, é um estilo de vida e muito saudável por sinal…Um beijo e saúde a todos…

  7. compactuo do seu pensamento, até o momento.. ahahah, comprei o livro antes (sem pesquisar nada) e to achando absurdo, mesmo sendo QUASE vegetariana.. ahahah

    até mais!

Comente